Pinheiro negro – Adubação

Fonte: Bonsai Tonight
Tradução e adaptação: João Porto

22 de maio de 2017

É hora de alimentar os pinheiros negros

 

Uma das melhores maneiras de garantir que pinheiros que sofrerão a pinçagem de velas e agulhas no verão produzam um crescimento vigoroso após os procedimentos é uma adubação intensiva ao longo da primavera. No Brasil em geral nossas estações não são tão distintas como no hemisfério norte, salvo algumas regiões do sul do país, sendo assim devemos estar atentos aos indícios de início do ciclo de crescimento de nossos pinheiros logo após o inverno, normalmente final de agosto mas podem haver variações de região para região. 

Podem ser usados inúmeros adubos líquidos ou secos, químicos ou orgânicos, sempre tomando muito cuidado quanto à administração de adubos químicos. Adubação em geral pode ser considerado um assunto à parte no universo do bonsai, muitas vezes cada cultivador bonsaista  ou não vai ter uma fórmula própria para seus pinheiros e quando se fala de adubação orgânica isso se torna ainda mais heterogêneo, veja abaixo alguns exemplos:

  • torta de mamona (N)
  • farinha de ossos (P)
  • torta de algodão (N)
  • esterco de frango (N)
  • óleo de peixe (N P)
  • farinha de peixe (N P)
  • cinzas de madeira (K)
  • borra de café (N K)
  • farinha de sangue (N P), etc.

A meu ver devemos sempre utilizar os elementos que mais nos é de fácil obter na região onde vivemos, sendo assim vou descrever opções que acredito sejam de conhecimento da maioria das pessoas aqui no Brasil.

Quanto a adubação química eu costumo utilizar os adubos de liberação lenta para pinheiros jovens e orgânica para os adultos já em fase de refinamento. A administração dos adubos químicos deve ser feita com critério e seguindo sempre a risca a recomendação do fabricante.

Na adubação orgânica devemos ter em mente que as coníferas precisam de uma boa quantidade de nitrogênio, pode-se utilizar então uma mistura de 80% de torta de mamona e 20% de farinha de ossos, esta mistura é adequada a todos os pinheiros como via de regra mas como mencionei anteriormente pode ser que o leitor tenha facilidade de obtenção de outros ingredientes, devemos apenas nos ater as dosagens dos mesmos usando dosagens para que tenhamos uma boa quantidade de nitrogênio na mistura.

IMPORTANTE: Não se prenda às fórmulas mágicas que se ouve falar, use a simplicidade em favor de seus pinheiros, o primordial é fazer as adubações nas épocas certas e usando os materiais disponíveis de maneira correta e não perder tempo e recursos buscando opções de alto custo que no final das contas, principalmente quando se fala de exemplares jovens, não farão a diferença que justifique o esforço, o custo, e o tempo perdidos.

Torta de Algodão

Quando de aplica os fertilizantes secos diretamente ao solo do vaso devemos fazer pequenos pontes ao redor e um pouco afastados do tronco.

Aplicando torta de algodão

Após cerca de uma semana você vai notar que o adubo ficará com uma coloração escura.

Então se aplica novo fertilizante ao lado e assim sucessivamente
Uma mistura de fertilizantes novos e velhos

Podemos utilizar também porta adubos o que facilita a remoção do fertilizante após este ter esgotado sua provisão de nutrientes, evitando assim a acidificação precoce do substrato, pode-se usar saquinhos de chá, tule (que se encontra em lojas de tecidos), meias de poliéster femininas cortadas, existem inclusive porta adubos específicos no mercado, porém com um custo bem mais elevado.

torta de algodão em saquinhos de chá
Pinheiro saudável – após uma semana são acrescentados mais sacos de adubo

Pode-se complementar a adubação seca com adubação líquida, uma vez por semana durante o período de forte crescimento vegetativo. Esta adubação liquida pode ser emulsão de peixes ou o liquido resultante da fermentação da mistura elaborada com os ingredientes listados acima.

Aplicando emulsão de peixe

Esta adubação vigorosa na primavera é o que vai garantir a boa recuperação do pinheiro após as pinçagens feitas no verão. Pinheiros desnutridos e sem vigor devem receber a adubação como mostrado mas não deve se fazer a pinçagem, deixando para o ano seguinte.

A emulsão de peixes pode ser encontrada no mercado pronta, mas podemos elaborar facilmente o adubo líquido, coloque 6 colheres de sopa da sua mistura seca em uma garrafa pet de 2 litros e deixe fermentando por 20 dias, passe por um pano ou peneira bem fina e regue, neste período de intenso crescimento vegetativo, com o liquido resultante uma vez por semana seu pinheiro.

 

2 thoughts on “Pinheiro negro – Adubação

Deixe um comentário