Estive no evento Bonsai 2015 em Ribeirão Preto e como em todas as ocasiões em que lá estive foi muitíssimo proveitoso, os demonstradores fizeram ótimos trabalhos e foram especialmente didáticos, esclarecendo todas as dúvidas dos participantes com estrema maestria e paciência, não posso deixar de destacar alguns pontos:
Primeiramente fiquei impressionado com a qualidade do material à disposíção dos demonstradores, material este, julgo eu, de nível internacional e tenho certeza que qualquer bonsaísta nacional ou internacional que ter a oportunidade de trabalhar com ele vai reconhecer esta qualidade com certeza, eu ainda não havia tido a oportunidade de conhecer pessoalmente e fiquei muito feliz com o amigo Francisco Carlos Corrêa (Chicão), autor deste belíssimo material, e uma pessoa humilde sempre disposto a dar atenção a todos.
O mestre Sebastián Fernández nos deu uma aula muito esclarecedora sobre os princípios do bonsai (escola japonesa), focando sempre nos pontos fundamentais que todo bonsaísta deve dominar muito bem, cultivo, época certas de manipulação e de adubação, e proporcionalidade, ele não teve dificuldades no que tange ao idioma tanto se fazendo entender como entendendo a todos. Poucas vezes assisti alguém que tivesse uma didática tão boa, além de ter toda a paciência em elucidar todas as dúvidas dos presentes, ele optou por trabalhar duas plantas, um Junipero comunis e uma Caliandra seloi, ambos trazidos pelo Chicão. Achei importante ter mostrado as diferenças entre uma conífera e uma decídua para que todos pudessem fixar bem como os métodos são distintos ao trabalhar com essas duas vertentes.
A apresentação do polonês Wlodzimierz Pietraszko foi uma aula de como podemos enxergar vários caminhos em uma mesma planta, ele estilizou um Junipero comunis e mostrou as técnicas de madeira seca e mostrou como conduzir a planta respeitando suas potencialidades, trabalhando a parte verde para dar equilíbrio ao bonsai, seu estilo é mais reservado mas sempre que foi questionado esclareceu prontamente as dúvidas de maneira muito simples e direta.
Acredito que mesmo com a ausência de Robert Stevens o evento não perdeu seu caráter de trazer sempre um grande conhecimento a todos que la estiveram. O amigo Mário fez aquilo que sabe fazer de melhor, receber amigos, como sempre com muita dedicação e atenção a todos os participantes.
Devo dizer que todas as demonstrações primaram pela beleza e mostraram que o Brasil está sem dúvida no caminho certo para se desenvolver cada vez mais na arte do bonsai mostrando a cada ano um nível melhor em todos os sentidos.
Nossos ceramistas mostram a cada evento que estão produzindo vasos com qualidade primorosa sempre surpreendendo a todos com as peças que nos colocam à disposição.
Abaixo as galerias de fotos e videos do evento: