Fonte: Bonsai Tonight
Tradução e adaptação: João Porto
23 de maio de 2017
O verão é a época dos procedimentos de corte das velas e das pinçagens das agulhas, e também a época em que muitos bonsaístas fazem aramagem em seus pinheiros, após um mês dos procedimentos retomamos a adubação até que as temperaturas mais frias do inverno cheguem, neste período pós pinçagem começamos já a ter uma ideia de como nossos pinheiros estão e como será sua recuperação e crescimento e isso reflete qual será o vigor da planta quando do início da nova temporada de pinçagens no próximo verão. A quantidade de água e adubo nesta fase vai influenciar não só o vigor da planta mas o tamanho que as agulhas vão atingir até a chegada do inverno.
Analisando os extremos, teremos árvores com novos brotos curtos e com poucas agulhas em cada um deles, isso é bom quando estamos falando de pinheiros já em fase de refinamento e com muitos ramos finos nas extremidades, mas não tão bom quando estamos lidando com exemplares jovens em seu início de desenvolvimento, porém isto não se trata de um grande problema, significa apenas que este exemplar vai demorar um pouco mais este ano e que não terá muitas velas e agulhas para os procedimentos do próximo verão, porém nada impede de se desenvolver bem nas próximas estações, mas devemos nos certificar que esses exemplares mais lentos estão recebendo o máximo de luz solar e adubação adequada para o restante da estação de crescimento.
Crescimento de verão fraco, a árvore está saudável mas com brotação curta.
Árvore abaixo tem brotação de um bom tamanho considerando a atual fase de desenvolvimento. Mais crescimento para refinar o galho seria ótimo,mas como não há muitos ramos ainda há muito o que crescer para começar o refinamento.
crescimento compacto e agradável
Aqui está uma árvore com brotações homogêneas, quanto ao tamanho dos brotos, com agulhas mais longas.
Crescimento compacto, novas agulhas crescendo como desejado.
Detalhe do tronco, aspecto da casca muito bom, 11 anos de cultivo.
Abaixo uma árvore que está com muito vigor, Isto é ótimo por agora, mas significa que os brotos serão longos e que será necessário frear o crescimento da árvore, diminuindo bem o tamanho das velas no momento do corte na próxima estação.
Brotos de verão vigorosos
Como faremos isso ? Podemos reduzir as regas e a adubação, mas como é muitas vezes difícil para tratar uma planta individualmente ao longo do ano, a opção mais indicada é atrasar a pinçagem deste exemplar no próximo verão, dando menos tempo para o crescimento dos novos brotos até a chegada do inverno.
Outra opção é não reduzir a ponta deste galho em nada, fazendo uma pequena redução apenas na brotação interna, isso fará com que a energia deste galho vá também em boa medida para a extremidade, fazendo com que a planta tenha menos vigor na parte mais interna. E não há de se preocupar com a formação da calosidade da junção na extremidade pois no futuro esta seção será retirada inteiramente.
Como isto ocorre ?
Como podemos ver na foto, cada corte das velas produziu entre 2 e 8 novos brotos, ao deixar muitos brotos na árvore o total de crescimento que ela pode produzir no ano será dividido por mais ramos no próximo ano e mesmo se eu adubar como de costume eu posso esperar que haverão entrenós mais curtos na próxima estação de crescimento, simplesmente porque existe uma quantidade maior de ramos para serem mantidos.
Ocasionalmente pode-se obter exemplares que crescem com mais vigor no verão.
Crescimento de verão muito forte.
Por que esta árvore apresentou um crescimento tão forte durante o verão ? Por causa de podas mais drásticas que foram ser feitas, a eliminação de grandes galhos estimulou em demasia as novas brotações, possivelmente será necessário deixar brotos extras na árvore, atrasar o corte das velas e a pinçagem e ainda reduzir a adubação.
Que tipo de crescimento é o que buscamos ? Algo assim:
Crescimento de verão agradável.
Esta árvore é dez anos mais velha que as anteriores, de modo que há muito mais ramos pequenos para dividir a capacidade da produção de agulhas da árvore. Este pinheiro foi pinçado no início do verão e as agulhas já estão se alongando. Agora é necessário acompanhar a adubação e a rega cuidadosamente para que não produza agulhas muito longas na próxima primavera.