Esta técnica apelidada no Brasil de “mamadeira” já é utilizada no Japão há muito tempo, aqui no Brasil se tornou conhecida através do grande Mestre Osamu Hidaka, porém existe muita controvérsia criada a respeito de sua eficácia. Já utilizo esta técnica há mais de 20 anos e com excelentes resultados. Deixo bem claro que o crescimento de uma árvore plantada no chão será sempre mais rápido mas existem alguns inconvenientes como veremos abaixo:
Plantada no chão:
- Crescimento extremamente rápido.
- Demanda grandes espaços.
- Impõe maiores dificuldades na hora de retirar do chão por conta do crescimento descontrolado das raízes.
- Maior dificuldade para controlar a formação de um bom nebari.
Usando a técnica da mamadeira:
- Crescimento rápido.
- Não precisa de grandes espaços.
- Permite um ótimo controle das raízes.
- Facilidade no momento de retirada da mamadeira.
Descrição da técnica:
Para executar esta técnica corretamente devemos fixar alguns procedimentos essenciais para o sucesso:
- Em primeiro lugar a muda deve ser plantada em um escorredor de macarrão onde ficará até que as raízes comecem a sair por baixo, neste ponto sabemos que já existe um bom sistema radicular dentro do escorredor (eu costumo deixar por pelo menos 6 meses antes de colocar na mamadeira). O substrato usado no escorredor é o substrato normal de bonsai bem drenado (caqueira, pedrisco, etc).
- Em segundo lugar as laterais do escorredor devem ser mantidas limpas livre de ervas daninhas e musgos.
- Em terceiro lugar ao se colocar o escorredor na mamadeira apenas o fundo deve estar em contato com o húmus, um erro muito comum é deixar o escorredor afundar no húmus, as laterais do escorredor devem estar sempre em contato com o ar, por isso a colocação das varetas de bambu para sustentar o escorredor impedindo que este afunde.
- Em quarto lugar, com as regas iniciais o húmus vai ceder, neste momento vamos completando com mais húmus até que pare de ceder deixando as raízes que saem por baixo do escorredor em contato com o húmus.
- Em quinto lugar, continue com seu regime de adubação normalmente no escorredor, não é necessário adubar a mamadeira, adube apenas no substrato do escorredor.
- Em sexto lugar, é muito importante fazer a amarração do escorredor na mamadeira pois a movimentação pode atrasar o desenvolvimento das raízes.
- Abaixo as fotos que mostrarão o passo a passo desta técnica.
observação: cada espécie tem seu próprio ritmo de crescimento, sendo assim poderão existir grandes diferenças de desenvolvimento entre espécies diferentes. Coníferas em geral crescem mais lentamente e desenvolvem um sistema radicular menor, sendo assim as mamadeiras para esta elas podem ser menores também, já plantas com muito vigor no desenvolvimento das raízes como Figueiras e Aceres por exemplo necessitam de mamadeiras maiores.